Criar uma Loja Virtual Grátis
 Saúde nos melhores momentos da vida

Cuidando da Higiene

 

Higiene bucal do bebê

Além das indiscutíveis propriedades físicas, nutricionais e psicológicas do leite materno, a amamentação é importante para a saúde bucal do bebê. Mamando no peito, o bebê respira pelo nariz e é obrigado a morder, avançar e retrair a mandíbula. Isso propicia o correto desenvolvimento muscular e esquelético da face, possibilitando a obtenção de uma boa oclusão dentária.

Os cuidados com a higiene bucal devem começar a partir do nascimento do bebê. No recém-nascido, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite. Com o nascimento dos primeiros dentes (por volta dos 6 meses), a fralda deve ser substituída por uma dedeira. Aos 18 meses, com o nascimento dos primeiros molares decíduos, a higiene deverá ser realizada com uma escova dental infantil sem creme dental ou com um creme dental sem flúor. O creme dental fluoretado só deverá ser utilizado a partir dos 2 ou 3 anos de idade, quando a criança souber cuspir completamente o seu excesso.

A cárie é uma doença transmissível. O Streptococcus mutans, bactéria causadora da cárie, pode ser transmitido da mãe para o filho pelo contato direto. Por isso, não se deve soprar a comida do bebê nem experimentá-la com o talher dele, pois é possível transmitir a ele essas bactérias.

A primeira visita ao dentista deve ser feita ainda na gestação. O ideal é que a mãe faça uma consulta para receber as orientações necessárias para manter a correta saúde bucal do seu filho. Independentemente da consulta da gestação ter sido realizada, a primeira consulta do bebê deve ser por volta dos 6 meses, coincidindo com o nascimento do primeiro dente decíduo. Preferencialmente, a consulta deve ser realizada com o odontopediatra, pois é ele o profissional habilitado a fazer esse primeiro atendimento.

A cárie de mamadeira é uma cárie de desenvolvimento rápido (aguda), que provoca dor e dificuldade de alimentação, determinando perda de peso e de estatura. É provocada pela ingestão de líquidos açucarados na mamadeira, principalmente durante a noite, sem que seja feita a higiene bucal posterior.

Quando for trocar a mamadeira pelo copo, e houver preocupação de o bebê não tomar mais leite a mãe deve ter alguns cuidados.Todo processo de remoção de hábitos deve ser lento e gradativo. Antes de remover a mamadeira, é necessário ter certeza de que seu filho sabe e gosta de tomar líquidos no copo. Para isso, primeiramente substitua apenas uma mamadeira pelo copo (geralmente, inicia-se pela mamadeira da tarde). Quando perceber que seu filho está tomando todos os 250 ml anteriormente oferecidos na madeira, no copo, substitua a mamadeira da manhã. No momento em que ele estiver ingerindo 500 ml de leite por dia no copo, a mamadeira da noite deverá ser substituída. Esse processo pode durar de 2 a 6 meses, dependendo da criança, por isso, o ideal é que ele seja iniciado um pouco antes dos 2 anos de idade. Para facilitar o processo, pode-se usar os copos com tampa, também chamados de copos de transição.

Para remover a chupeta, deve-se reduzir o seu uso a cada dia. Comece utilizando-a moderadamente, somente quando a criança estiver adormecendo. Quando a criança dormir, lentamente, remova a chupeta da boca e guarde-a. Nunca deixe a chupeta em correntes penduradas no pescoço ou ao alcance da criança. É a mãe que deve administrar as horas de uso, e não a criança. Assim, cada dia ela usará a chupeta um pouco menos até reduzir completamente o seu uso, o que deve ocorrer por volta dos 2 anos de idade.

 

Higiene do Bebê

 

Os cuidados diários com a higiene do bebê não exigem grandes habilidades. Apenas uma certa organização para preservar o bem estar da criança. Antes das trocas de fraldas e do banho, por exemplo, a mãe deve separar todos os itens que vão ser usados - fralda, roupinhas, cesto com material de higiene, toalha e sabonete. Conversar constantemente com o bebê e evitar movimentos bruscos enquanto ele está sendo higienizado, é uma boa oportunidade para estreitar laços. Esses momentos devem ser explorados ao máximo pelos pais.

 

Curativos do Coto Umbical

 

Nos primeiros dias de vida o cordão umbilical do recém-nascido é branco com raias azuladas (devido a presença dos vasos sanguíneos – duas artérias e uma veia).

 

A queda do coto umbilical se dá, normalmente, do 5o-(quinto) ao 14o-(décimo quarto) dia de vida, dependendo do número de vezes que o curativo é realizado.

 

Faça curativo do coto com álcool puro e envolva-o em gaze estéril.

 

É possível ajudar o processo de cicatrização, mantendo a área do umbigo limpa e seca.

 

A base do cordão pode ser limpa com hastes flexíveis embebidas com álcool.

 

Na troca de fralda, mantenha o cordão umbilical para fora da fralda, para arejar e permitir a cicatrização mais rapidamente.

 

Não se deve usar cinteiro nem moeda- Neste período a limpeza do bebê deve ser feita com algodão, água fervida morna e sabonete neutro, sempre retirando todo o produto e enxugando bem o neném.

 

No caso do cordão ficar com um cheiro desagradável, avermelhado ou com uma área quente em seu entorno, comunique-se imediatamente com o seu pediatra.

 

Troca de Fraldas: Limpeza e Prevenção de Assaduras

 

Não economize com fraldas procure trocá-las o mais freqüentemente possível, evitando o aparecimento das assaduras (Dermatite de fraldas).

 

Retire bem os resíduos de fezes, usando generosos chumaços de algodão embebidos em líquidos anti-sépticos, água morna e sabonete infantil- Caso esteja fora de casa, você pode usar os lenços umedecidos- Estes procedimentos devem ser adotados mesmo se o bebê não tiver evacuado, pois a decomposição da urina pode provocar assaduras.

 

As meninas devem ser limpas da frente para trás, usando bolas de algodão ou tecido muito suave.

 

Os meninos limpe o pênis sem forçar o prepúcio para trás. Higienize a área do escroto e abaixo do pênis.

 

O ideal seria que o seu bebê ficasse peladinho um pouco, entre uma troca e outra.

 

Aplique creme protetor contra assaduras nas trocas de fralda.

 

Banho:

 

Separe todos os itens para o banho. O banho deve ser dado no horário mais quente do dia e a temperatura média da água é de 36,7 graus (existem termômetros que podem ser colocados dentro da banheira com água). Primeiro, faça a higiene dos genitais do bebê. Lave-a, tomando o cuidado para não entrar água nos ouvidos. Coloque a roupinha e limpe as narinas e o ouvido com hastes flexíveis, tomando cuidado para não introduzi-las no nariz e no condutor auditivo.

 

Olhos

 

Se a criança acordar com secreção no canto dos olhos, limpe-os com uma gaze embebida em soro fisiológico.

 

Crostas

 

Resíduos de sabonete e transpiração excessiva são as causas mais comuns das crostinhas. Elas tendem a se instalar na cabeça e atrás das orelhas. Passar óleo de amêndoas no local afetado minutos antes do banho, remover o excesso com um pente fino ou algodão e levar a criança ao banho é a conduta mais indicada.

 

Agasalhos e Contatos

 

Vista o bebê de acordo com a temperatura ambiente.

 

Não o agasalhe muito nos dias quentes e nem o exponha muito nos dias frios.

 

Evite contato com pessoas doentes, que fumem e locais sem ventilação.

 

 

 

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional